sábado, 22 de setembro de 2012

Projeto floreando a primavera.

“Floreando com a Primavera” Justificativa: A primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem. É pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação. Objetivos a serem compartilhados 1- Noção de estação do ano; (primavera, verão, outono e inverno) O que identifica cada estação do ano. 2- Conhecer e identificar a primavera como a estação das flores; 3- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência. 4- Valorizar as manifestações artísticas na escola por promover dramatizações de músicas e poemas; 5- Ampliar a linguagem oral; (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos). 6- Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma. 7- Desenvolver a criatividade e gosto pelas músicas da primavera e outras; 8- Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático por proporcionar jogos, brincadeiras e atividades que sistematizem. Eixos temáticos: 1. Linguagem Oral e escrita 2. Matemática 3. Movimento 4. Música 5. Artes Visuais 6. Natureza e Sociedade Conteúdos: 1- Língua Portuguesa: Linguagem Oral: (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos; dramatizações, cantos, declamação de poesias;) História: A primavera da lagarta, Ruth Rocha, dentre outras; 2- Linguagem escrita: Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma. (Poemas, músicas, poesias, parlendas, canções História: A primavera da lagarta, Ruth Rocha, dentre outras) 3-Matemática: Numerais, noções matemática e raciocínio lógico, ideia de quantidade. 4-Natureza e Sociedade: Textos informativos sobre a primavera, estações do ano, meio ambiente e preservação do meio, animais de jardim e outros; 5-Música e Movimento: Coordenação, movimento corporal, conhecendo a si mesmo e o próprio corpo no espaço, dramatização da música: Linda rosa juvenil e outras; audição e cântico das músicas sobre a primavera e outras; 6-Artes visuais: Criatividade, expressividade, coordenação motora; Sugestões de atividades 1- Sondagem inicial sobre o que as crianças pensam sobre a primavera; 2- Introdução da temática sobre as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno); 3- Estudo com a turma sobre o que identifica cada estação; 4- Estudo com a temática sobre preservação e cuidados com o meio ambiente; 5- Leitura pelo professor de histórias relacionado à temática: audição ou reconto da história: A primavera da lagarta, Ruth Rocha, dentre outras; 6- Construção de lista com os alunos no mesmo campo semântico ou mesma unidade de sentido envolvendo o tema primavera; 7- Canto e dramatização da canção a Linda rosa juvenil; 8- Contagem de materiais envolvendo numerais e ideias de quantidades; 9- Trabalhando cores, texturas, colagens; 10- Confecção do copinho descartável decorado com grama; 11- Confecção da viseira da primavera, óculos, girassol com palito de churrasco; Avaliação Observação e registro pelo professor do interesse e desenvolvimento dos alunos frente às atividades propostas. Anexos A linda rosa juvenil A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda rosa juvenil, juvenil Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar Vivia alegre em seu lar, em seu lar E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má Um dia veio uma bruxa má, muito má Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim que adormeceu a rosa assim, bem assim E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei E um dia veio um belo rei, belo rei Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim que despertou a rosa assim, bem assim Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei batemos palmas para o rei, para o rei “Leilão de jardim” de Cecília Meireles Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos? Quem me compra este caracol? Quem me compra um raio de sol? Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera? Quem me compra este formigueiro? E este sapo, que é jardineiro? E a cigarra e a sua canção? E o grilinho dentro do chão? (Este é o meu leilão.) As Borboletas Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas Borboletas brancas São alegres e francas. Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas São tão bonitinhas! E as pretas, então... Oh, que escuridão! Vinícius de Moraes Sugestão de Atividades Sugestões: -Fazer a sondagem junto com eles sobre flores que eles já conhecem, nomes. Flores que tem em casa. Flores que conhecem por vê-las no percurso de casa para escola. Listagem de nomes de flores ( integrando a outras áreas do conhecimento, atividades de base alfabética, dependendo da turminha) -vivência de misturas de cores para pintar telas com flores, ( pesquisar grandes pintores da arte brasileira que tinha esse estilo etc.). - Plantio de girassol ( se a escola tiver espaço, melhor ainda. Explore-o) Construir painéis com desenhos de flores diferentes que eles conhecem. colagem, montagens, conhecer sementes que dão origens as flores, plantio na sala, demonstração, cuidado, fatores que influenciam no processo de desenvolvimento da planta. Colagem com diferentes (tamanhos e cores) pétalas e folhas secas. Atividades que trabalham a coordenação motora, privilegiando flores Como lembrancinha para um dia: As crianças poderão levar uma tulipa de jujuba para casa. Como fazer? Espeta-se jujubas em um palito de churrasco. Dá-se o acabamento com papel celofane recortado de forma que pareça uma tulipa. Fica lindo ou então como lembranças para casa poderiam levar um vasinho de violeta para eles cuidarem em casa. Créditos: Orkut, Projetos Escolares, postado por OFF

QUALIDADE DE VIDA

Ter qualidade de vida é não ter medo dos próprios sentimentos.E ter maturidade para admitir um erro;TER CORAGEM DE PEDIR PERDÃO;SABER ACEITAR UM NÃO;ter segurança ao receber uma critica,ainda que injusta.
TER QUALIDADE DE VIDA É TER CONCIÊNCIA DE QUE CADA SER HUMANO É UM MUNDO A SER CONHECIDO E UMA HISTÓRIA A SER EXPLORADA.TODAS AS PESSOAS TÊM RIQUEZAS ESCONDIDAS ESCONDIDAS DENTRO DE SI,MESMO AS MAIS DIFÍCEIS E COMPLICADAS.GARIMPE OURO NOS SOLOS DE QUEM VOCÊ AMA.GARIMPE OURO DENTRO DO SEU PROPRIO SER.ASSIM VERAS A FELICIDADE.